Dossiê D.98 - Partituras Impressas Avulsas

Área de identificação

Código de referência

BR RJFUNARTE WP.1.3.1.D.98

Título

Partituras Impressas Avulsas

Data(s)

  • [19--] (Produção)

Nível de descrição

Dossiê

Dimensão e suporte

Documentos textuais com 2888 páginas

Área de contextualização

Nome do produtor

(17/01/1913-21/04/1994)

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Dossiê de impressos

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Instrumento de pesquisa gerado

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Nota

      Designou-se "Partituras Impressas Avulsas" o repertório musical, em sua grande maioria, não utilizado nos espetáculos encenados pela Empresa de Teatro Pinto Ltda. no decorrer de sua existência.

      Nota

      O significativo número de 344 títulos aqui mencionados obriga um olhar atento para justificar sua presença no Arquivo Walter Pinto. Para tal, levantamos hipóteses que têm por base diferentes aspectos.

      Nota

      Se por um lado as décadas de 1930 e 1940 foram marcadas por diversos espetáculos encenados num mesmo ano pela Empresa, as de 1950 e início dos anos 1960 não têm o mesmo perfil, apresentando espetáculos anuais, incluindo apresentações no exterior. A última revista montada por Walter Pinto foi "Caindo de touché", em 1962, voltando-se o empresário para apresentações em canais de televisão, meio de comunicação que se expandia no país.

      Nota

      A Empresa guardava um acervo de partituras com obras que poderiam servir de suporte para possíveis inserções nos espetáculos, com a realização de arranjos musicais dos principais temas ou sua utilização na integralidade: coleção de hinos dos países, negro spirituals, canções de Charles Trenet, valsas de Johann Strauss e Émile Waldteufel, operetas alemãs, "Douze chants" e "L’enfant et les sortilèges" de Maurice Ravel, "Danzas argentinas" de Alberto Ginastera, danças tradicionais espanholas, assim como coletâneas de música popular brasileira, que reuniam repertório carnavalesco de um determinado ano ou os sucessos e as preferências musicais do público da época. O acervo reflete amplo leque de composições musicais produzidas em tempos e espaços diferentes, abarcando compositores ditos "eruditos", assim como os designados "populares".

      Nota

      A origem das partituras tem procedência diversa: Leipzig e Wien (4), Lisboa (5), New York (6), Paris (26), destacando-se as editadas em Buenos Aires (160) e no Brasil (143) – São Paulo (61) e Rio de Janeiro (82). As quantidades indicadas apontam o interesse do empresário pelos repertórios francês, argentino e brasileiro, amplamente utilizados nos seus espetáculos. Em algumas músicas, vem impresso ou carimbado "exemplar de propaganda", "propaganda" ou "invendável" (43 títulos), indicando doações feitas pelas editoras, permitindo pensar-se que não foram escolhas pessoais.

      Nota

      São 204 músicas impressas nos anos 1960, no Brasil e no exterior (122 delas em Buenos Aires), fora do período que Walter Pinto montava espetáculos, lembrando ainda que, muitas vezes, partituras impressas em décadas anteriores possuem apenas a data do copyright, o que não garante ser a da impressão que se tem à mão.

      Nota

      O manuseio das músicas mostrou a presença de anotações manuscritas, indicando sua possível utilização nos espetáculos encenados. Esse procedimento fez emergir um dado relevante. Dos 344 títulos, 314 não possuem qualquer marca indicando sua execução, e, dos 30 restantes, somente 12 apresentam anotações que permitem pensar na sua inserção em espetáculos da empresa. Esse decréscimo numérico tem origem na observação das datas de impressão das partituras, do mesmo ano ou posteriores ao espetáculo de 1962.

      Nota

      A análise das partituras mostra que foram muito poucas as músicas guardadas como "Partituras Impressas Avulsas" que, apesar de apresentarem marcas indicativas de utilização, não foram incorporadas nos espetáculos encenados, devido a sua não localização nos textos teatrais.

      Identificador(es) alternativos

      Número de chamada

      WP Esp. EP/PMA Impressas/001-344

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Área de ingresso