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Descrição arquivística
Fundo Luciano Carvalho
Fundos · 1960 - ?

O arquivo do ator e bailarino Luciano Carvalho (José Luciano de Carvalho) é composto por registros da sua trajetória no teatro e na dança no Brasil durante a segunda metade do século XX. Luciano Carvalho foi aluno da Escola de Teatro Martins Pena, e atuou em
diversas produções a partir dos anos 1960, como A paixão (Teatro de Arena da Guanabara), As aventuras de Ripió Lacraia (Teatro Nacional de Comédia) e Os pais abstratos (Companhia Brasileira de Comédia), ao lado de Glauce Rocha e Jorge Dória. Na dança, Luciano Carvalho colaborou, como assistente e diretor de cena, com Nina Verchinina, além de dançar e administrar o balé Coppélia, com coreografia de Eugenia Feodorova. Luciano Carvalho também coreografou o seu próprio conjunto, o Ballet Skema, que, em 1975, ganhou o I Primeiro Concurso Nacional de Coreografia, com Medeia e Macbeth. Por fim, vale destacar que o artista trabalhou no Inacen e no Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (Ibac), no setor de documentação. Isso parece explicar, inclusive, as diversas datas de entrada de sua documentação na instituição, além do fato de o recorte temporal da documentação ultrapassar mesmo a última data de registro da doação.
Para a organização do Arquivo Luciano Carvalho foram estabelecidas apenas duas séries. A série denominada “Geral” guarda registros que aparentemente marcam o interesse do titular no universo das artes em geral, principalmente da dança. Deixamos reservada para uma série específica, “Atuação de Luciano Carvalho no Teatro e na Dança”, os documentos que comprovam as atividades desenvolvidas pelo artista nesses dois campos. Optou-se por não separar as duas grandes áreas de atuação de Luciano Carvalho porque elas se apresentam imbricadas nas funções do titular do arquivo. Essa interseção é visível quando Luciano Carvalho assina, por exemplo, a direção de cena no espetáculo de dança de Nina Verchinina, e quando aparece como coreógrafo na ficha técnica de peças teatrais. Desse modo, é possível perceber que Luciano Carvalho construiu sua carreira artística no intercâmbio entre a dança e o teatro, em um momento em que esses dois domínios já começavam a apresentar formas mais concisas de um diálogo. De acordo com as listagens realizadas na época da doação, pôde-se perceber que boa parte dos documentos doados por Luciano Carvalho foi dispersa ao ser encaminhada a outros setores do Inacen.

Luciano Carvalho
Fundo Luiz Carlos Mendes Ripper - 01
Fundos · 1964 - ?

Arquivo composto por 627 documentos relativos à atuação do titular como cenógrafo, dispostos em dossiês de espetáculos, croquis de cenário e figurino, recortes de jornais, clippings e outros tipos de documentos acumulados de acordo com os interesses do titular
(artigos, boletins, textos teatrais etc.).

Luiz Carlos Mendes Ripper
Fundo Luiz Peixoto
Fundos · 1910 - 1990

Arquivo pessoal de Luiz Peixoto, que inclui também documentos referentes a seu tio, Leopoldo Miguez. Formado principalmente por recortes de jornais, é um conjunto importante tanto para os domínios do teatro e da música quanto o das artes plásticas.

Luiz Peixoto
Fundo Léo Jusi
BR RJFUNARTE LJ · Fundos · 1951-1976

O arquivo é composto por um conjunto de registros referentes ao Teatro Santa Rosa, que o artista dirigiu por alguns anos entre as décadas de 1960-1970.

Leo Jusi
Fundo Norma Geraldy
Fundos · 1938 - 1987

Arquivo formado por documentos relacionados, em sua maioria, à atuação da atriz na televisão e no teatro, tais como recortes de jornal, fotografias e programas de espetáculos.

Norma Geraldy
Fundo Pernambuco de Oliveira
Fundos · 1925-1983

Arquivo pessoal do artista Pernambuco de Oliveira (1922-1983), cenógrafo, diretor e dramaturgo. Uma das mais importantes personalidades teatrais do século XX, Pernambuco estreou como cenógrafo no Teatro do Estudante do Brasil, em 1948, na célebre montagem de Hamlet. Depois, trabalhou com vários conjuntos amadores e companhias teatrais, como a de Eva Todor, por exemplo. No plano da dramaturgia, destacou-se como autor de peças infantis. São de sua autoria as peças A revolta dos brinquedos
e A bomba atômica, entre outras. Também dirigiu alguns espetáculos, principalmente no Teatro Duse, de Paschoal Carlos Magno, mas foi na televisão que o artista parece ter se destacado como diretor — e não deixou de trabalhar também como cenógrafo. Pernambuco de Oliveira dedicou-se ainda ao ensino do Teatro; trabalhou no Conservatório Nacional do Teatro (SNT), e na UniRio, desde sua fundação como Fefieg, onde exerceu o papel de decano e diretor do Curso de Teatro.

Todas essas facetas de Pernambuco de Oliveira estão representadas no seu arquivo, além de uma função que ele assumia periodicamente: a de consultor do SNT acerca de reformas e construções de teatro em diversas regiões do Brasil. No momento, foi realizado apenas um inventário considerando a espécie e o tipo documental e os contextos de acumulação e produção evidentes dos registros que compõem o arquivo. Em decorrência da análise dos registros da doação, verificou-se que grande parte do material está dispersa pelos setores do Cedoc, tendo sido tratada como item bibliográfico.

Pernambuco de Oliveira
Fundo Maria Rosa Moreira Ribeiro
Fundos · ? - 1980

Arquivo composto por documentos relacionados à atuação da titular: partituras diversas, textos teatrais, fotografias, clippings, documentos manuscritos e correspondência.

Maria Rosa Moreira Ribeiro
Fundo Maurício Bueno
Fundos · 1978 - ?

O arquivo reúne quatro programas de espetáculos. Em dois desses programas, o doador aparece na ficha técnica como ator e/ou operador de som. Há também uma fotocópia do Diário Oficial de outubro de 1978. Tendo em vista os registros referentes a essa doação, identificamos que boa parte dos documentos não se encontram mais reunidos. Entretanto, analisando o conteúdo desses
documentos, podemos supor que, caso estivesse completa, essa doação poderia ser identificada como um arquivo pessoal, ainda que de dimensões modestas.

Maurício Bueno
Fundo Miguel Carrano
Fundos

Arquivo composto por documentos que registram parte da atuação artística do titular no período que compreende as décadas de 1960 e 1980. O conjunto foi organizado de acordo com a natureza da acumulação do arquivo, que apresenta dossiês de espetáculos teatrais já formados pelo titular e documentos avulsos que retratam suas atividades e interesses.

Miguel Carrano
Fundo Neila Tavares
BR RJFUNARTE NT · Fundos · 1962-1978

A doação da atriz Neila Tavares é composta por quatro programas de filmes nacionais, todos com a participação da doadora.

Neila Tavares