Mostrando 9 resultados

Descrição arquivística
7 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais
Fundo Pernambuco de Oliveira
Fundos · 1925-1983

Arquivo pessoal do artista Pernambuco de Oliveira (1922-1983), cenógrafo, diretor e dramaturgo. Uma das mais importantes personalidades teatrais do século XX, Pernambuco estreou como cenógrafo no Teatro do Estudante do Brasil, em 1948, na célebre montagem de Hamlet. Depois, trabalhou com vários conjuntos amadores e companhias teatrais, como a de Eva Todor, por exemplo. No plano da dramaturgia, destacou-se como autor de peças infantis. São de sua autoria as peças A revolta dos brinquedos
e A bomba atômica, entre outras. Também dirigiu alguns espetáculos, principalmente no Teatro Duse, de Paschoal Carlos Magno, mas foi na televisão que o artista parece ter se destacado como diretor — e não deixou de trabalhar também como cenógrafo. Pernambuco de Oliveira dedicou-se ainda ao ensino do Teatro; trabalhou no Conservatório Nacional do Teatro (SNT), e na UniRio, desde sua fundação como Fefieg, onde exerceu o papel de decano e diretor do Curso de Teatro.

Todas essas facetas de Pernambuco de Oliveira estão representadas no seu arquivo, além de uma função que ele assumia periodicamente: a de consultor do SNT acerca de reformas e construções de teatro em diversas regiões do Brasil. No momento, foi realizado apenas um inventário considerando a espécie e o tipo documental e os contextos de acumulação e produção evidentes dos registros que compõem o arquivo. Em decorrência da análise dos registros da doação, verificou-se que grande parte do material está dispersa pelos setores do Cedoc, tendo sido tratada como item bibliográfico.

Pernambuco de Oliveira